15 dezembro 2007

The Poughkeepsie Tapes

O festival de cinema Tribeca anunciou a estreia mundial de John Erick Dowdle's THE POUGHKEEPSIE TAPES, uma nova raça de filmes de terror baseado em factos reais. Embora longe de ser perfeito, este filme tem alguns índices de sérios momentos creepy e bizarros que vão elevar este filme a um estatuto de “filme de culto”. A estreia foi anunciada para 8 de Fevereiro de 2008, nos Estados Unidos, o que significa que já sinto comichão no rabo para o ver na enorme tela de um cinema perto de mim.

Ao longo da década de 1990, um serial killer assola o estado de New York. Após uma década de mortes e longa criminalidade sádico-violenta, o assassino deixa para trás a mais perturbante recolha de provas dos homicídios cometidos, como nunca tinha sido visto anteriormente. Centenas de vídeos caseiros que denunciam uma cronica de sequestro, homicídio, e eliminação de vítimas.

Nos dias de hoje é cada vez mais difícil de ser original quando se faz um filme, que é a razão pela qual a tendência parece estar a avançar na mistura de várias ideias de filmes mais velhos, num novo sub-género. POUGHKEEPSIE TAPES tornou-se numa nova raça de horror, que é uma mistura perfeita de dois inovadores filmes de terror, THE PROJECT BLAIR WITCH e HOSTEL. Uma parte do filme mostra os relatórios da investigação a partir das cenas dos crimes; outra tem um velho detective, ensinando a sua tese sobre o assassino a uma turma, e os clipes do assassino transmitidos da vasta colecção. O que torna este num dos grandes filmes de terror deste ano são as sequências de imagem pelo assassino, o que nos apresenta um olhar granulado, embaçeado e ultra-realista. Se alguém me mostrasse estas cenas do filme e me dissesse que eram verdadeiras, eu poderia realmente acreditar e ficar enjoado ao saber que era real. Os irmãos Dowdle, ( John Erick Dowdle e Drew Dowdle )foram brilhantes tanto na escrita do argumento, como na filmagens das cenas mostrando assim uma série de actos de violência, reforçando assim a nossa imaginação (realmente há algumas cenas violentas que são verdadeiras matérias-primas e intensas). Conforme o filme avança, o assassino mostra-se cada vez mais sem escrúpulos, o que se torna mais violento e doloroso de se assistir; ele mata crianças, mulheres e desempenha torturas cada vez mais estranhas com jogos de escravidão. Em última análise, estas sequências são a essência da POUGHKEEPSIE e o motivo por que vou querer ver isto no cinema. É de loucos!

Ignorando as pequenas falhas no filme, é realmente uma divertida experiência que decorre perfeitamente, nas mãos dos Dowdle´s. Adorei o desenvolvimento da história como uma escalada nos níveis de adrenalina ficando cada vez mais bizarra a cada momento.
THE POUGHKEEPSIE TAPES tem elevado potencial para se tornar num culto clássico que começa a fazer pensar, por parte de cineastas aspirantes no género de Terror, numa nova forma de horror. Mesmo que não pareça realista o suficiente, o choque que este filme me provocou foi incrível e não consigo esperar para vê-lo novamente, e no cinema com todo aquele enorme ecrã e os gritos ensurdecedores a entrarem me pelos ouvidos, como uma verdadeira orquestra. O filme é assustador, creepy, unnerving, bizarro e muito desconfortável para assistir. Esteja pronto para uma experiência como nenhuma outra e certifique-se de a esta experiência a oportunidade que ela merece, muitos de vocês vão ser agradavelmente surpreendidos.

Sem comentários: