02 novembro 2007

[REC]

Apesar de [REC] já estar no meu radar á mais de um ano, não é um filme que me desse muita adrenalina, embora tenha mantido alguma curiosidade desde que li a sua sinopse. Não é que não pareça um projecto fresco e diferente de todos os outros - especialmente tendo Jaume Balaguero e Paco Plaza como argumentistas e realizadores – e só se podia estar á espera disso mesmo enquanto lançado pela Filmax. Jaume Balaguero e Paco Plaza têm a mesma aparência, sentem o mesmo, o mesmo jogo e têm histórias semelhantes que pretendem contar, é por isso que achei que essa colaboração seria apenas mais um daqueles filmes de "aluguer para ver no conforto caseiro" – como eu estava enganado...

[REC], na sequência de temas semelhantes como BLAIR WITCH PROJECT e DIARY OF THE DEAD, é um ambicioso filme de baixo orçamento contado na primeira pessoa e em tempo real ao longo de uma noite.

O filme gira em torno de uma jovem repórter de TV e o seu operador de camara, que fazem a cobertura de informação durante turnos nocturnos na estação local de televisão. Recebem uma chamada a partir de uma senhora de idade presa em casa, que pede que vão ao seu prédio para ouvir gritos aterradores, e é aí que começam um longo pesadelo registando um autêntico drama em relatório televisivo.

Quem me dera que eu tivesse maneira de dizer para parar de ler agora e ir ver o filme já, mas, infelizmente, este filme provavelmente não verá a luz do dia antes do remake de Quarantine, que chega aos cinemas brevemente ... (espero eu, pelo menos para o primeiro semestrede 2008.) O que é realmente eficaz em [REC] é o desconhecido e sem qualquer indício do que se esperar. Inicialmente eu pensei que o que estava a ver era apenas mais um filme de fantasmas, quando na verdade ele é um quase auto-contido “zombie movie”.
O que mais falha em filmes de terror é fazerem perder o suspense, acção e violência até ao último minuto - mas não [REC]. A loucura é mais que evidente, e mesmo que se tome banho e se ligue uma ventoinha apontada para a cara não se para de transpirar. Os Zombies são extremamente “creepy” e fazem realmente ruídos estranhos, gritam demasiadamente alto enquanto executam as suas vítimas, mais rápido do que qualquer anterior zumbie. A forma como o suspense é construído não traz nada de novo, mas é excepcionalmente bem executado. Porque tudo é feito na primeira pessoa o que faz com que obtenhamos cargas de adrenalina como se tivessemos a fazer Bugeejumping, apenas de vermos o cameraman a fazer um passeio pelo meio dos zombies, há um segmento em que as luzes se apagam e ele é forçado a usar o “Nightshot” da camara enquanto as coisas lá fora no meio das sombras andam ao ataque. É quase como se estivessemos no meio da cena. De facto, nunca queremos sequer ver o cameraman, é quase como se ele fosse nós!

Realmente perde-se um pouco o controlo sentindo-nos sob um caos completo, que termina no que poderia ser um dos momentos mais "scariest" , capturado em película. As minhas unhas foram cravadas profundamente no armrest dos bancos enquanto me encontrava em empolgação quase sempre durante alguns minutos. [REC] tem tudo isso e é, provavelmente, um dos melhores filmes de terror espanhol até á data. Há baldes de sangue utilizado, um bom desenvolvimento de personagens, um maravilhoso toque de terror, boa história sólida e um final que irá assegurar que depois de se ver este filme, fique-se em estado de choque. Não posso assegurar que saia em cinema aqui por Portugal, se possível mandem vir da Amazon.com, que de certeza que não se arrependerão! De qualquer maneira dou a [REC], o carimbo de aprovação com um sorriso pelo facto de que algo extraordinário acabou por sair da Filmax.

1 comentário:

Anónimo disse...

Fui vê-lo ontem amigo, granda filme!
Tenho mesmo muita pena que a Lusomundo tenha colocado em exibição este filme em salas tão pequenas. Por um lado compreendo que por ser um filme amador de categoria B, não seja mais propriamente para um numero de espectadores tão considerável, como o desejariamos. Mais uma vez a Lusomundo se mostrou preconceituosa para com todos os aficcionados de cinema entitulado de "Serie B". Só o exibem porque ganhou o Fantasporto deste ano. E também pelo factor "cunha" de algum amiguinho que trabalhe lá.

Boa sorte para "O Escuro", estou desejoso que acabes o filme e possa assistir numa sala de cinema. Estou certo que pela tua criatividade seja premiado com um galardão no Fantasporto ou até quem sabe em Espanha, onde o cinema Série B é muito mais idolatrado que a americanização cinematográfica.

Força meu Lequinhas mai totó ;)