30 junho 2007

Pulse Unrated

Ora aqui está outro sucesso asiático da nova vaga do cinema de horror. Aqui, sinceramente não compartilho a mesma opinião e ‘Pulse’ (Kairo), apesar de ter um enredo curioso e com detalhes muito bem conseguidos tem a dinâmica duma lesma e isso afecta sinceramente o seu desenrolar. ‘Pulse’ começa com a estranha morte de um jovem rapaz. Aparentemente parece ser um suícidio mas três amigos deste não conseguem encontrar uma verdadeira razão para o acto. Começam então as investigações e chegam à conclusão que a sua morte poderá estar ligada a um estranho website da internet. ( STOP. Hey. Não há um filme americano assim?. Fear Dot Com? Pois... Agora sabem onde é que esse filme foi se inspirar ).

A mecânica misteriosa que envolve tão estranho website é inicialmente cativante. ‘Quer conhecer um Fantasma?’, pergunta o website. Ok. Quero. E tudo começa. O desenvolvimento é pior. Há elementos que adensam a intriga (a fita vermelha a rodear certas portas, constantes sombras e aparições da vítima) mas na generalidade o filme adormece no meio e repete-se, com alguns sustos que me soaram como aqueles abanões que nos dão quando estamos a dormecer e não podemos Kiyoshi Kurosawa, o realizador, já nos tinha trazido um bom filme; "Cure", outro sucesso naquelas terras. ‘Pulse’ é mais um, e podem crêr que se calhar o problema é mesmo meu - já que a maioria da crítica gostou e Wes Craven decidiu fazer um remake americano.


Mas não consegui. Foram 3 as tentativas de ver o filme sem adormecer e só mesmo na última fui bem sucedido. Creio que se tornou um caso psicológico. O mesmo me aconteceu com Hanna-Bi de Kitano e à 3ª vez consegui adorar. Talvez precise de o rever, mas na verdade, e para já, não consigo dar mais que isto... especialmente pelo inicio pavoroso que me deixou tão inebriado com o que viria a seguir... Depois mais nada veio...Uma pena...

Sem comentários: