.bmp)
Em relação a esta modernice de Zack Snyder só há uma coisa a dizer: apesar de ser muito inferior ao de 78, como peça de puro entretenimento funciona ao mais alto nível.
A premissa sobre a qual o filme assenta é a mesma do predecessor: mortos por enterrar regressam à vida procurando vitimas humanas, no entanto no meio do caos em que o mundo se encontra, um grupo de sobreviventes consegue barricar-se dentro de um centro comercial abandonado. Durante o filme todo, Snyder não se preocupa com dissertações filosóficas sobre a condição humana ou de pôr os personagens a pensar muito sobre os desígnios divinos por detrás dos zombies. Não, neste filme não há ironias ou cansaços… há sim muita hemoglobina e estilhaços! O realizador optou por pedir emprestados a Danny Boyle os zombies rápidos e imprevisíveis de 28 days later e dar às personagens do seu Dawn of the dead apenas tempo para reagir às constantes investidas dos predadores em decomposição. Se juntarmos a isto violência gratuita e muito gore (bem hajam) temos um filme com momentos bem românticos. Devo confessar que mal me tinha sentado na cadeira, e já o monitor do PC estava repleto de furiosos não-vivos a causarem inúmeras baixas numa pacata localidade americana e a rapariga do filme a soltar gritos e gemidos que mexiam com a parte mais doentia da minha libido... que alegria!
Mas em suma e indo ao que interessa, apesar das personagens do filme serem algo estereotipadas (inclusive algumas mudam flagrantemente de personalidade para servirem os propósitos do argumento, como é o caso de CJ o segurança do centro comercial) e o argumento muito mais simplista e pragmático em comparação com as escrituras sagradas de romero, o saldo deste dawn of the dead é francamente positivo, sendo um exercício que se apresenta tecnicamente bem limado e de uma ferocidade visual que lhe confere um ritmo electrizante. e mesmo que fosse uma grande merda, o que não é… é pá, é um filme que tem zombies!
Director: Zack Snyder
Writer: George A. Romero (1978) / 2004 version James Gunn
Starring: Sarah Polley, Ving Rhames, Jake Weber, Mekhi Phifer, and many more …
Special Effects: David Leroy Anderson and Lance Arnderson
Sem comentários:
Enviar um comentário